sábado, 26 de agosto de 2017

ÒGÚN ONÍRÉ


ÒGÚN ONÍRÉ
O Temido Guerreiro te deixará talentoso e ousado. Ajudará nas conquistas e resolução de pendências. Controle sua impulsividade e evite polêmicas.
Simbologia:
Ògún Oníré é representado pelo àkòró (capacete sagrado). Dia: terça-feira, bom para esportes.
Oferenda:
Iyefún èwà epo: farofa de feijão fradinho no dendê.
Cores:
Verde, que simboliza força e confiança e atrai popularidade.
Características do Orixá:
Ògún Oníré é temível e audaz. Tornou-se Rei de Ìré (cidade da antiga região de Ìjèsá na Nigéria) dominando os sete vilarejos que cercavam Ìré. Usa a adá tóbí (grande espada) e o àpáta ogun (escudo de guerra). Evocação: “Ògún Alákàyé Osìnmolè” (Senhor, guia dos Orixás).
Protegido por Ògún Oníré:
O Lutador de muay thai “Minotauro” é temível e audaz como Ògún Oníré. Inovador, Minotauro criou um estilo próprio de luta, baseado no jiu jitsu e boxe. “Para manter a liderança, use as ataduras de mãos na cor verde”.
Exemplo de vitória:
Nascida em Cambuí, Estado do Rio de Janeiro, Dulce Bastos foi levada ao Candomblé seu pai biológico Manoel Bastos. Aos 13 anos foi apontada como Makota (equivale a Ekedi) e aos 16 anos foi então confirmada pelo Tata Hia Nkise Lembaragi ou Laércio de Lemba (Bahia). 40 anos se passaram e Makota Dulce de Nkose continua com toda força, fé e devoção nos Nkise e diz estar feliz em professar uma religião tão bonita como é o candomblé. Aueto Makota Dulce!

Axés & Magias:
Para proteção contra assaltos, coloque na quarta-feira dia de Sto. Antônio, dentro de um saquinho na cor verde 1 imã, 1 espada de aço em miniatura lavada com folhas de mangueira e 3 moedas correntes. Feche o saquinho e coloque-o na bolsa ou carteira.
Magia de Ògún Oníré para amarrar seu amor:
Forre um prato de papelão com folhas novas de mangueira e escreva o nome da pessoa a lápis colocando por cima das folhas. Cozinhe um inhame kará, amasse-o, modele um coração e coloque-o por cima do nome. Faça uma mistura de wájì (pó encontrado nas casas de artigos religiosos) com aridan em pó e açúcar mascavo e coloque por cima de tudo. Arrie esta magia numa estrada de subida pedindo com fé a Ògún Oníré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário